Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CAPAS DOS JORNAIS, E IVIDENCIAR AS COMEMORAÇÕES DO DIA DE CAMÕES DIA 10 DE JUNHO DIA DE PORTUGAL EM CASTELO BRANCO.

10 de Junho: "Portugal precisa de todos os portugueses"
O Presidente da República gravou a mensagem para as Comunidades Portuguesas no Museu Cargaleiro.









10 de Junho: Cavaco Silva homenageia Amato.
O presidente da República inicia o programa com a homenagem ao médico albicastrense
Uma homenagem a Amato Lusitano, com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua, marca o início das actividades do Dia de Portugal em Castelo Branco com a presença do presidente da República Cavaco Silva.
A cerimónia prevista para as 10h45 de quinta-feira, dia 9, prossegue com o içar da bandeira em frente à Câmara de Castelo Branco (10H50) e a sessão de boas vindas na Câmara de Castelo Branco (11H00).
Para as 11H40, numa sessão privada, Cavaco Silva gravará no Museu Cargaleiro, a mensagem às Comunidades Portuguesas.
Às 12H10 será inaugurado o Museu Cargaleiro, seguindo-se depois um almoço, no Conservatório Regional de Castelo Branco, com personalidades que se distinguiram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas actividades profissionais.
A inauguração da exposição Portugal - Pontos de Fuga, da responsabilidade do Museu da Presidência da República. A mostra será inaugurada pelas 15H00 nos antigos correios da cidade. Nesta exposição, patente até ao dia 4 de Setembro, estão representados cerca de 40 nomes da pintura portuguesa do século XX que, motivados por uma experiência pessoal, por uma encomenda, ou pela percepção artística de uma perfeita adequação entre o tema e a forma, elegeram, como motivo pictórico, a cidade.
Ainda no dia 9, pelas 19H15, será descerrada a placa inaugural da Avenida do Dia de Portugal situada entre o Modelo e a Sub-Estação da EDP, seguindo-se a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático (19H30), no Museu Tavares Proença Júnior e um jantar oferecido pelo Presidente da República, também no Museu, a partir das 20h30 (iniciativas estas privadas).
A noite terminará com o Concerto do Dia de Portugal, na Devesa, com entrada gratuita. Às 21H00 actuará a Banda da Força Aérea, e às 22H45 sobem ao palco o artista Luís Represas com a Sinfonietta de Lisboa, na zona da Devesa.
O Dia de Portugal, a 10 de Junho, começará com as cerimónias militares, no campo da feira (pelas 10H00), e com a sessão solene, no Cine-teatro Avenida (12H00) e imposição de condecorações. Segue-se, depois um almoço no Nercab, oferecido pelo presidente da Câmara de Castelo Branco.
À noite a música volta à devesa, com um concerto da Banda da Marinha (21H00).
Para o dia 11 de Junho, realiza-se um concerto, também na Devesa, um concerto da Orquestra Ligeira do Exército (21H00).
Entre os dias 8 e 12 de Junho vão realizar-se diversas actividades militares complementares, na Devesa, abertas à participação de todos os cidadãos e particularmente dirigidas aos alunos de vários níveis de ensino.
As comemorações do 10 de Junho assinalam o Dia de Camões, Portugal e das Comunidades Portuguesas. Regra geral, é também nesse dia que o Presidente da República fala aos emigrantes, cumprimenta o Corpo Diplomático acreditado no nosso País e preside a uma cerimónia militar. As comemorações poderão ficar ainda marcadas pela distinção de algumas personalidades que, em diferentes áreas, contribuíram para o desenvolvimento do País.
Como o Reconquista também anunciou, Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal é presidida por António Barreto, e integra ainda Eduardo Marçal Grilo, antigo ministro da Educação do Governo de António Guterres e actual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, e César Vila Franca, ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, acabam de integrar a Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, que este ano se comemora em Castelo Branco.
A Reconquista recebe mais uma distinção desta vez das mãos do presidente da República.
O Semanário Reconquista vai ser distinguido pela Presidência da República como Membro Honorário da Ordem de Mérito Civil. A condecoração decorrerá durante a sessão solene do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, esta sexta-feira.
As Ordens de Mérito Civil têm o objectivo de galardoar o mérito civil, manifestado no exercício de funções públicas ou privadas, em especial na área social, na educação e no meio empresarial. São, no seu conjunto, uma mescla entre Ordens criadas já no período da República ou que resultam de reformulação de Ordens criadas no final do século XIX.
Esta condecoração surge num ano em que o nosso jornal assinala os seus 66 anos de vida. Agostinho Dias, director do Reconquista, diz que a atribuição deste galardão, um dos mais altos atribuídos pela Presidência da República, "se traduz no reconhecimento do mérito do trabalho desenvolvido pelo Reconquista ao longo dos seus 66 anos".
Vitor Serra, administrador do jornal, explica que "esta distinção honra não só o próprio jornal, mas todos aqueles - foram e são muitos - que ao longo dos anos contribuíram para o crescimento do Reconquista".
No entender de Agostinho Dias, esse mérito traduziu-se no "envolvimento regional e nos assuntos locais, bem como na formação humanista que o nosso jornal sempre procurou incutir".  Este título vai trazer "mais responsabilidade para o próprio jornal", revela Agostinho Dias, para depois acrescentar que "também trará mais responsabilidade junto daqueles que ainda não nos conhecem".
Fundado a 13 de Maio de 1945, o Reconquista faz parte do quotidiano da esmagadora maioria da população do distrito, assumindo-se como líder de audiências na sua área de influência. Com uma tiragem de 14 mil exemplares semanais, possui mais de 10 mil assinantes, sendo também o semanário regional português que mais vende em banca.
José Júlio Cruz, subdirector do Reconquista, adianta que "para além da sua edição impressa, o Reconquista possui um renovado site na internet, em www.reconquista.pt com informação actualizada ao momento e com recurso a sons, imagens e vídeos como complemento das peças jornalísticas" "nesta hora apetece-me contrariar o poeta e dizer que o nosso prazer é mesmo cumprir um dever", acrescenta.
A aposta no jornalismo de proximidade e a interacção com os seus leitores, entidades e forças vivas da região são algumas das apostas do nosso jornal.
No último ano, o Reconquista foi também galardoado pela Associação Mundial de Jornais e de Editores de Notícias, com uma menção honrosa, numa cerimónia que decorreu nos Estados Unidos. Um prémio que resultou do envolvimento do nosso jornal no projecto "Educação para os Média na Região de Castelo Branco".
Ao longo da sua história viu o seu trabalho reconhecido aquém e além fronteiras do território nacional: recebeu uma Benção Apostólica de Sua Santidade o Papa João Paulo II por ocasião do seu cinquentenário, em 1995; a Medalha de Ouro da Cidade de Castelo Branco em 1995; e um louvor da Presidência do Conselho de Ministros em Janeiro de 2005.
O estabelecimento de parcerias com outras instituições é outro aspecto importante, destacando-se as mantidas com o Semanário Expresso, Agência.

CAPAS DOS JORNAIS.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.