Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Wembley: a catedral do futebol.

Wembley: A CATEDRAL DO FUTEBOL EUROPEU E MUNDIAL.








Pelé disse que Wembley era a catedral, a capital e o coração do futebol. Ninguém melhor do que ele, para encabeçar a lista de estrelas que cintilaram no maior palco do mundo: Puskás, Eusébio, Maradona, Garrincha, Matthews, Cruijff, Beckenbauer, Romário, Klinsmann, Baggio, Yashin, Figo, Charlton, Gascoigne, Futre, Lineker... 
Um estádio para uma Exposição
A história desta «instituição» do futebol mundial remonta à Exposição do Império Britânico de 1924 (e que se estendeu até 1925). Foi para engrandecer essa Exposição que tentava recuperar o orgulho britânico depois da carnificina da I Guerra Mundial que as autoridades britânicas resolveram construir um estádio novo. A 28 de Abril de 1923 coube ao Rei Jorge V a honra de cortar a fita na inauguração do Empire Stadium [Estádio Imperial].
 
Poucos dias depois, a 2 de Maio, Bolton Wanderers e West Ham disputaram a final da FA Cup, o primeiro jogo de futebol disputado em Wembley, a famosa White Horse Final [final do cavalo branco], nome porque ficou conhecido o encontro.
Num estádio que tinha uma capacidade para 127 mil espectadores, estima-se que tenham estado presentes nas bancadas e à volta do relvado entre 240 mil a 300 mil espectadores.
 
Uma enchente como nunca mais voltou a haver num jogo de futebol levou a que o público invadisse o próprio relvado, tornando impossível que o encontro começasse. Ficou para a história a imagem do polícia George Scorey montado no cavalo branco de seu nome «Billie» a comandar a evacuação do terreno do jogo para que a bola pudesse finalmente rolar.
 
A Final de Matthews
 
Anos depois, outra final da FA Cup fez história. Foi em 1953, no dia em que Stanley Matthews, o maior jogador inglês do seu tempo, após duas finais perdidas conquistou a sua primeira e última Taça de Inglaterra.
 
O seu Blackpool perdia contra o Bolton por 1-3 aos 55 minutos, quando Matthews, com uma exibição soberba virou o jogo e conduziu a sua equipa a uma histórica vitória por 4-3. Stan Mortensen ao marcar três dos quatro golos do Blackpool foi o único jogador a apontar um hat-trick numa final da FA Cup em Wembley. Contudo, a exibição portentosa de Matthews e o significado da única vitória importante da sua carreira, ofuscaram por completo o feito do seu colega, e desde esse dia a final de 1953 é a Final de Matthews.
 
Mas não só de finais da Taça de Inglaterra se fez a história do antigo estádio do Wembley. Meses depois da Final de Matthews a Hungria de Puskás, Hidegkuti, Czibor e Kocsis, fez história ao vencer por 3-6 a Inglaterra, provocando a primeira derrota em casa dos anfitriões contra uma selecção de fora das ilhas britânicas, provando ao mundo que o futebol inglês já não era o mais forte do mundo.
 
As grandes competições de selecções
 
Treze anos depois Wembley seria palco da maior glória do futebol inglês: o mundial de 1966. Foi ali que a selecção inglesa fez todos os jogos da competição, desde a abertura [0-0 com o Uruguai] até aos 4-2 da final com a RFA. Pelo meio eliminou Portugal por 2-1, correndo mundo a inesquecível imagem de Eusébio em lágrimas a abandonar o relvado.
 
Em 1996 os ingleses voltavam a organizar uma grande competição, desta vez o Campeonato da Europa. Em Inglaterra cantava-se football is coming home [futebol regressa a casa], e obviamente Wembley não podia deixar de ser o grande palco da prova.
A campanha inglesa, guiada pela genialidade de Gascoigne terminou na meia-final, às mãos da Alemanha, que aproveitava e vingava 1966 e seguia para a final onde um golo de ouro de Bierhoff deu aos alemães mais um troféu.
 
Finais europeias
 
Além das finais da taça e dos torneios de selecções, as finais europeias também fizeram a história do estádio.
Foram disputadas sete finais europeias em Wembley. Cinco Taças dos Campeões e duas Taças das Taças. 
Dessas cinco finais, duas foram disputadas pela Benfica, e os encarnados não guardam boas recordações das suas passagens pelo grande palco do futebol mundial, muito por culpa das derrotas com o AC Milan em 1963 (1-2) e com o Manchester United (1-4).
 
O Manchester e o Barcelona, que vão defrontar-se no próximo sábado no novo Wembley, guardam por certo belas recordações de jogar no antigo estádio. Foi lá que ambos venceram as suas primeiras Taças dos Campeões, tal como tinha sucedido com o AC Milan em 1963.
 
Curiosamente, Wembley também foi o palco da primeira vitória do Ajax, em 1971, contra os gregos do Panathinaikos. Cruijff era a estrela maior da equipa holandesa e 21 anos depois era ele o treinador do dream team blaugrana que conquistou a Taça contra a Sampdoria, após um golo inesquecível de Ronald Koeman.
 
Uns anos antes, em 1978, tinha sido um golo do escocês Dalglish que tinha dado a segunda taça das orelhas ao Liverpool.
 
Palco dos Jogos Olímpicos
 
Muitos outros desportos foram praticados em Wembley, desde jogos de rugby a futebol americano, passando por campeonatos de atletismo, corridas de motos e cães. Mas por certo nenhum merece mais destaque que as provas de atletismo dos Jogos Olímpicos de 1948. Foi na pista então cinza de Wembley, que com 30 anos a holandesa Fanny Blankers-Koen, mãe de três filhos, conquistou quatro medalhas de ouro e ficou conhecida como a «dona de casa voadora». Nas provas masculinas o grande destaque foi para o checoslovaco Emil Zátopek que conquistou a primeira das suas quatro míticas medalhas de ouro em olimpíadas.
 
Vida para além do desporto: grandes concertos e o Live Aid
 
Wembley era muito mais que um estádio votado ao futebol e ao desporto. Grandes concertos também tiveram lá lugar. Queen, Michael Jackson, Madonna, Pink Floyd, Elton John, marcaram presença neste palco emblemático.
 
E em 1985 o músico Bob Geldof organizou em Wembley, e simultaneamente em Filadélfia nos Estados Unidos, o Live Aid, com o objectivo de angariar fundos para combater a fome que grassava em África. Queen, David Bowie, Paul McCartney, U2, Sting, Dire Straits, Duran Duran e muitos outros, deram um dos concertos mais iconográficos da história do Rock.
 
Após muitos concertos e jogos, as autoridades britânicas resolveram demolir o velho estádio para dar lugar a um novo e mais eficiente Wembley para o século XXI.
 
A 7 de Outubro de 2000, o alemão Dietmar Hamann marcou o único golo da vitória da Alemanha sobre a Inglaterra. Foi esta a última vez que uma bola fez balançar as redes do mais mítico dos estádios de futebol.Neste momento um dos Estádio mais bonito e espectacular do mundo A CATEDRAL É EM WEMBLEY.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.